É natural sentir certa ansiedade antes do primeiro encontro com um psicólogo. Afinal, trata-se de um espaço novo onde falaremos sobre questões íntimas e, por vezes, dolorosas.
O primeiro contato
A primeira sessão é um momento de acolhimento e reconhecimento mútuo. Não se espera que você conte toda a sua vida de uma só vez. O foco inicial é:
- Escuta da queixa: Entender o que te motivou a buscar ajuda nestáe momento.
- Esclarecimento de dúvidas: Conversar sobre horários, frequência e como o processo funciona.
- Sintonia: Sentir se você se sente confortável e seguro com a postura do profissional.
A construção do vínculo
O trabalho clínico depende da confiança. Esse vínculo não surge instantaneamente, mas é construído encontro após encontro. Nas primeiras sessões, estáabelecemos as bases para que você possa se sentir livre para ser quem é, sem julgamentos.
Não existe um 'jeito certo' de falar na terapia. O importante é a sua disposição para iniciar esse percurso de descoberta.
Tem dúvidas sobre o atendimento presencial ou online? Estou à disposição para conversar.
